quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vinhos falantes


 Desenvolvida na Universidade de Aveiro (UA), uma rolha do futuro vai permitir, através de um normal telemóvel ou computador, receber informações sobre o vinho que o pequeno cilindro de cortiça protege. Nome da bebida, números de série, do lote e da produção e a origem da bebida são apenas alguns dos dados a que o consumidor poderá ter acesso com um simples clique no telemóvel.
 
O segredo da rolha pensada especialmente para vinhos e espumantes reside no interior onde, envolvida pela cortiça, há um circuito electrónico e uma minúscula antena que emite a informação aos consumidores. O projecto da UA pretende contornar as fraudes a que os rótulos das garrafas podem estar sujeitos e assegura que o consumidor compra exactamente aquilo que quer beber, com um número de identificação único para cada uma, “permite identificar as garrafas através da rolha sem depender de rótulos que podem ser removidos e adulterados”. Pelo contrário, “se o RFID for modificado isso é detectável”.
 
A próxima inovação a inserir na rolha já vem a caminho. Ricardo Gonçalves prepara-se para juntar à eletrónica instalada na cortiça um sensor de temperatura através do qual “vai ser possível criar um histórico das temperaturas a que a bebida esteve sujeita dentro da garrafa”. Uma informação que, juntamente com as que são já possíveis de obter, estarão instantaneamente ao alcance do consumidor. Se se pensar na influência que as temperaturas têm sobre a qualidade do vinho, os consumidores serão poupados, futuramente, a más surpresas depois de aberta a garrafa, especialmente aquelas cujo preço deveria garantir sempre um produto de excelência.
 
O trabalho de doutoramento de Ricardo Gonçalves contou com a orientação de Nuno Borges Carvalho.