terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Frases

Luís Maffei
"Tento ler um Camões contemporâneo, não intemporal, posto que vivo em seu tempo e, por poder de viva leitura, no nosso – vivo porque corre muito sangue nas veias daqueles versos. Muitos são os sinais da sobrevida do grande poema camoniano, e um deles é o recente poema paraépico de Gonçalo Tavares, Uma viagem à Índia."


Luís Maffei, «Ler Camões com Eduardo Lourenço ou Camões no futuro com Paulo da Gama...», Revista Letras, Curitiba, n. 90, p. 131-148, jul./dez. 2014. Editora UFPR.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Presidência da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo

 


O Deputado Pedro Roque foi eleito por "unanimidade" e "aclamação" Presidente da Assembleia Parlamentar para o Mediterrâneo (APM), na 11.ª Sessão Plenária daquela organização, que se realizou em Portugal, na cidade do Porto, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

A APM é composta por representantes de 27 países mediterrânicos, tem o estatuto de Observador da Assembleia-Geral das Nações Unidas e a sua Presidência é exercida em rotatividade bianual entre os países do sul e do norte do Mediterrâneo, cabendo aos países da margem norte a eleição do Presidente da APM para o biénio 2017/2019. 

Fontes: AR; CM; APM

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Desintoxicações



Wikipedia e Google unem-se para desintoxicar a Internet de insultos.  Investigadores da Wikipédia e do Google pretendem criar um programa informático para moderar os comentários de grandes comunidades na Internet.
                       Público, 8 de Fevereiro de 2017

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Contiguidades necessárias

«Neste momento, está a tentar reforçar-se a componente de formação em contexto de trabalho, aumentando o tempo de formação que os nossos jovens – durante o seu processo de educação e formação – passam nas empresas e que elas também contribuam com resultados de aprendizagem para esse processo de educação e formação.»
                 Gonçalo Silva (ANQEP)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Macroeconomic Management Requires a Drastic Shift

Francesco Seraceno
Gustavo Piga
«2017 could therefore be the year in which EU policy-makers finally acknowledge that macroeconomic management requires a drastic shift and start reshaping institutions accordingly, adapting them to the high-level goals enshrined in article 3 of its Treaty: to aim “at full employment and social progress … while combat[ing] social exclusion and discrimination”. One can only hope that this occasion is not wasted by our leaders. There may not be many others.»
Francesco Saraceno and Gustavo Piga 03 Fev 2017 @ Social Europe



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Efeméride

Assassinato de D.Carlos e do Príncipe Luís Filipe
01 fevereiro 1908
«(...) Espanha, Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia, Bélgica, Principado do Liechtenstein, Grão-Ducado do Luxemburgo, Principado de Andorra, Principado do Mónaco. Estes são os países mundiais com maiores índices de desenvolvimento e com democracias mais avançadas, onde a protecção social é eficaz e com elevada qualidade, o ensino é excelente, a corrupção inaceitável e quase inexistente e a justiça funciona. Foi isto tudo que os partidários de um partido com assento parlamentar, mas que nunca haviam alcançado o poder via eleições, decidiu cobardemente acabar, à bala, assassinando o rei e o príncipe herdeiro e abrindo a porta a um regime que, desde que nasceu, oscila entre ditaduras e banca rotas. E o mais grave é que não permite referendos sobre a natureza do regime. (...)» António