I
«Social media lets us pretend
to know something about everything. In reality, we've outsourced our
opinions. (…) The data stream can't be shut off. It pours into our
lives a rising tide of words, facts, jokes, GIFs, gossip and
commentary that threatens to drown us.»
Karl Taro Greenfeld @ The End of
Cultural Literacy, INYT, 27 de Maio 2014
II
A amplitude do campo de produção informativa (sobretudo na rede digital) apenas permite um panorâma impressionista. Penso que não há problema quanto a isso, enquanto houver consciência de que as fontes de informação irregulares estão sujeitas à propaganda, isto é, à manipulação, pois não se encontram institucionalizadas na democracia e não respondem a tutelas políticas e a organismos sancionatórios (conselhos de redação etc). No entanto, ficamos preocupados quando questionando os estudantes acerca da temática que os preocupa, como resposta não obtemos referências relativamente à sua própria localidade, à sua própria situação existencial, à sua direta interação, mas a tudo o que vem dos meios de comunicação de massa.
P.F.C.
25-27 de Junho 2014