«-
Mas há quem diga que não se nota muita diferença entre
uma sala de aula hoje e há cem anos.
- É verdade. O meu avô foi professor
primário perto de Castelo Branco, até 1910. Se o trouxesse hoje
cá, ele era capaz de dar uma aula. Mas um médico dessa época, que
entrasse numa sala de operações, não sei se reconheceria o sítio
Nem seria capaz de interpretar nenhum dos exames. O salto na Medicina
foi brutal. Nos professores nem tanto.»
Marçal Grilo
em entrevista a Isabel Nery, in Visão, nº1183, 5/11 a 11/11,
pág.12
«Aprender a Fazer [um dos quatro
pilares da verticais do edifício educacional] cria o terreno
favorável ao nexo entre conhecimentos e aptidões, aprendizagens e
competências, saberes inertes e ativos, conhecimento codificado e
tácito, aprendizagens generativas e adaptativas. Aprender Fazendo e
Fazer Aprendendo encerra uma chave de solução para enfrentara
crescente incerteza do mundo e a natureza mutante do trabalho.»