Noutro
poema disse que proa e quilha
se
afastaram do molhe. As duas crianças
vistas
então na cena da partida, tinham sido
reais.
No posterior momento da descrição
as
duas crianças estavam nitidamente sobrepostas.
Ambas,
uma imagem; ao dizê-lo.
Ambas
lançaram as vozes estridentes
sobre
o bater do mar. Levadas de repente
para
longe do cais pela atracção fatal
das
máquinas do barco. Lenços acenam,
por
outras simultâneas crianças.
Ao
partirem, eu dizia que a ausência
seria
mais dura do que o bater da onda.
Dizia
que as duas vozes afastando-se
vazavam
de sons o meu peito,
e
que estava a ver partir o barco
me
deixaria na margem a meditar,
e
far-me-iam escrever poemas desabridos
e
amar outras crianças similares
que
não haviam partido ainda.
Fiama
Hasse Pais Brandão,
«À Partida» in
Cenas Vivas,
Lisboa,
Relógio d'Água, 2000
(poema de 1994)