quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Efeméride - Falecimento a 29 de agosto de 1460 de D. Afonso de Bragança



Filho primogénito do 1.º duque de Bragança, D. Afonso filho de D. João I, e de sua mulher D. Brites Pereira, Condessa de Ourém, filha do condestável D. Nuno Álvares Pereira. Nasceu em Lisboa e faleceu em Tomar.

Depois de cultivar os estudos próprios, tornou se distinto pelas suas virtudes morais e políticas, pelas quais mereceu ser estimado dos príncipes do seu tempo. Seu tio, o rei D. Duarte, resolvido a mandar um embaixador ao Concílio de Basileia, que se tinha congregado para pacificar as largas discórdias entre a Igreja Grega e a Latina (que depois foi transferido por Eugénio IV para Ferrara), o nomeou a ele, confiando na sua capacidade que felizmente desempenharia as obrigações do seu cargo.

Com outros companheiros e mais comitiva, saiu de Lisboa a 21 de janeiro de 1435, e chegando a Bolonha a 24 de julho do mesmo ano, foi recebido pelo Papa Eugénio IV.

Mais tarde também teve a incumbência de acompanhar D. Leonor, quando esta infanta e sua prima foi desposar Frederico III, imperador da Alemanha. Saiu de Lisboa a 20 de outubro de 1451, como general da armada que conduziu a Leorne. Chegando a Roma, procedeu à coroação dos dois esposos o Papa Nicolau V. Terminada a cerimónia, o imperador o armou cavaleiro.

Em 1415 fundou a importante colegiada de Ourém, consignando lho copiosas rendas para sua sustentação. Edificou também N. Sr.ª das Misericórdias de Ourém, sede da referida colegiada.

D. Afonso V, por decreto de 11 de outubro de 1451, lhes fez doação da vila de Valença, com todos os seus termos e limites, concedendo-lhe também o título de Marquês de Valença, sendo este o primeiro marquesado que houve em Portugal

Dizem alguns antigos escritores, que D. Afonso foi casado com D. Brites de Sousa, filha de Martim Afonso de Sousa, senhor de Mortágua, de cujo matrimónio houve um filho, D. Afonso de Portugal, que pretendeu suceder na casa de seu avô, o que se não pôde provar, mas o que não padece dúvida é a existência desse filho, a quem, segundo a tradição, D. João II obrigou a ser clérigo, ainda em curta idade, e foi bispo de Évora do a 24 de abril de 1552. O marquês de Valença compôs: Itinerário ao Concilio de Basileia no ano de 1435, que saiu impresso no tomo V das Provas da Historia Genealógica da Casa Real Portuguesa, por D. António Caetano de Sousa.