segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

The seemingly flighty proposition that all we needed was more spending...



«(...) the notion that our unemployment problem was  mainly structural began to be presented as a simple fact rather than as a hypothesis most professional economists rejected.»

Paul Krugman, The Conscience of a LiberalThe New York Times, 08/Fev/2016

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Falecimentos

Falecimento de D.Inês de Castro em 1355

Falecimento de D.Carlota Joaquina em 1830


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

domingo, 31 de janeiro de 2016

Academic research on human behavior to the business of running a government


«The federal government found a clever way to make a little extra money last summer.
Some vendors who provide federal agencies with goods and services as varied as paper clips and translators were given a slightly different version of the form used to report rebates they owe the government.
The only difference: The signature box was at the beginning of the form rather than the end. The result: a rash of honesty. Companies using the new form acknowledged they owed an extra $1.59 million in rebates during the three-month experiment, apparently because promising to be truthful at the outset actually caused them to answer more truthfully.
The altered form is among the early successes of a year-old effort by the Obama administration to apply academic research on human behavior to the business of running a government. The idea is that a little science might help the government collect taxes, distribute benefit payments and even help people find jobs, get an education or save for retirement. (...)»

BA @ Twitter 



sábado, 30 de janeiro de 2016

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

De "A Arte de Continuar Português"



«A cultura universal não é, não pode ser, a totalidade da cultura humana, que não está ao alcance de nenhum sábio prodigioso ou de nenhum ultra-complexo computador.
O que existem, são estruturas culturais situadas, cuja especificidade se formou na prova do tempo pela aglutinação de um certo número de características unívocas.
Diversos pontos de aglutinação lhes conferem uma particular qualidade, entre outras estruturas culturais: fundamentalmente uma língua comum, uma história, a psicologia do seu povo, os seus mitos ou complexos, as suas tradições, os ideais inscritos no seu inconsciente colectivo.
Não é desejável que estas estruturas culturais sejam estáticas. Orgânicas, humanas, sociais, têm pois um crescimento e uma vida de relação. Têm, é bom que tenham sob pena de estiolarem, um dinamismo, que é feito por um lado de influências recibidas, mas o é por outro lado da sua própria criatividade, do seu próprio poder inventivo, do pleno exercício do seu intelecto activo.
A estrutura cultural portuguesa é próxima das estruturas de fundo judéo-cristão e heleno-romano, mas não é igual a elas, porque no tempo se autonomizou, tal como as línguas românicas se afastaram do latim cada uma pelos seus caminhos diferentes.
Como estrutura cultural autónoma, o seu dever não é o de imitação de estruturas culturais suas irmãs ou parentes próximas, antes é um dever de universalidade, isto é, de abrir as suas próprias vias para o Uno. É sendo portuguesa, isto é, desenvolvendo as suas próprias intuições, visões, ideais, descobertas, que ela pode ser universal.»

António Quadros, A Arte de Continuar Português, Lisboa, Edições do Templo, 1978, págs.223-224

Dia Internacional em Memória do Holocausto – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro


Dia Internacional em Memória do Holocausto – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro. Este webinar constitui uma iniciativa de evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto que anualmente se comemora no dia 27 de janeiro, convidando as escolas a associar-se a esta evocação. Aborda o seu significado e atualidade, bem como a importância do seu ensino. Neste contexto, são apresentadas sugestões de acesso a informação atualizada e a novos recursos didáticos, como contributos de apoio ao ensino do Holocausto, tema obrigatório expresso nos programas e metas curriculares de diversas disciplinas do currículo dos ensinos básico e secundário, em especial na disciplina de História, no sentido de permitir aos nossos alunos uma aquisição de saberes significativos e o desenvolvimento de capacidades e atitudes de responsabilidade, de respeito e de tolerância no quadro dos Direitos Humanos. Owebinar apresenta, ainda, a Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto, destacando os seus objetivos, atividades desenvolvidas e projetos em curso.
Esther Mucznik
Esther Mucznik
É Vice-Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) e fundadora, em 1994, da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos. Presidente e fundadora, em 2008, da Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto e membro da Comissão Nacional de Liberdade Religiosa. Estudiosa das questões judaicas, tem coordenado cursos e seminários sobre história e cultura judaica e publicado numerosos trabalhos sobre estas temáticas, entre os quais “Grácia Nasi, A judia portuguesa do século XVI que desafiou o seu próprio destino”, e “Portugueses no Holocausto”, ambos na editora Esfera dos Livros, respetivamente em 2010 e 2012. Foi também co-coordenadora do Dicionário do Judaísmo Português, publicado em 2009 pela Editorial Presença.
Ricardo Presumido
Ricardo Presumido
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pós-Graduado em História Contemporânea pela mesma Universidade. Membro do Núcleo de Investigação Histórica, Os Fazedores de Letras, participou nos projetos de investigação sobre Memória da Imprensa Estudantil Universitária e Dicionário do Centenário da Implantação da República. É professor de História do Ensino Básico e Secundário, Vice-Presidente e fundador, em 2008, da Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto e investigador nas temáticas da Segunda Guerra Mundial e Holocausto.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Do experiencialismo português (Poesia)




Andei d'aquém para além;
vira terras e lugares,
tudo seus avessos tem:
o que não espermentares
não cuides que o sabes bem;
e às vezes, quando cuidamos
que esprimentado o já temos,
à cabra-cega jogamos.

Sá de Miranda, «Écloga Basto» (excerto), in Poesias, Lisboa,1595

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Convergências


«(...) [O] estado liberal é o pressuposto não só histórico mas jurídico do estado democrático. Estado liberal e estado democrático são interdependentes em dois modos: na direção que vai do liberalismo à democracia, no sentido de que são necessárias certas liberdades para o exercício correto do poder democrático, e na direção oposta que vai da democracia ao liberalismo, no sentido de que é necessário o poder democrático para garantir a existência e a persistência das liberdades fundamentais. Em outras palavras: é pouco provável que um estado não liberal possa assegurar um correto funcionamento da democracia, e de outra parte é pouco provável que um estado não democrático seja capaz de garantir as liberdades fundamentais. A prova histórica desta interdependência está no fato de que estado liberal e estado democrático, quando caem, caem juntos.»

Norberto Bobbio, «Uma definição mínima de democracia» in O Futuro da Democracia. Uma Defesa das Regras do Jogo, 1984

«Europeans today have largely not endured war and absolute economic deprivation. With the dangers of demagoguery not embedded in their living memories, they are far more vulnerable to fear-mongering and false promises – illustrated in the growing influence of nationalist narratives and populist movements. Even worse, faced with an erosion of their voter base, many mainstream parties are playing catch-up with these destructive forces, engaging in EU-bashing of their own.»

Martin Schulz, Pulling Europe Back From The Brink, 21 January 2016 @ Social Europe

Poesia




Ondas das ondas, mais ondas
enchem o mar de saudade...

Se eu falar, não respondas,
deixa-me esta ansiedade!

Vai-se uma onda...
Porém,
não é igual à primeira
aquela outra, que vem
e não mais torna a voltar...

Saudade, és todo este mar!
Eu sou a praia da fronteira.


Armando Côrtes-Rodrigues, «Mar» in Planície Inquieta

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O cidadão monárquico

Imagem de Plataforma de Cidadania Monárquica


   Será a relevância que atribuirmos à defesa da democracia, de uma  melhor democracia, para uma melhor sociedade e de para uma atividade política mais credível, que permitirá aos portugueses ultrapassar algumas convenções do republicanismo que enchem como trompas os ares. Também o absolutismo ou o imperialismo napoleónico incorporaram ideais igualitários visando uma cidadania consciente, mas os tempos desta nossa democracia republicana, herdeiros, é certo, daquelas ideias do século XVIII e XIX, estão a produzir muito aceleradamente a falência do sonho de justiça social, do projeto de vida e da credibilidade política.
   O nosso empenho é, para contrariar este plano inclinado, a monarquia constitucional, onde não tem lugar nem a ambição pessoal nem aspetos partidários na representação do Estado, mas a afirmação de uma independência de fato além de interesses particulares, a promoção de uma estratégica de longo prazo para os objetivos comuns à democracia, a voz dos mais pobres - que não estão representados em sindicatos e não têm voz. 
   Sendo que, na experiência de nossos dias, a monarquia constitucional é a mais avançada forma social e política presente na política europeia, quer na área social, cultural e económica.   PFC

sábado, 16 de janeiro de 2016

O futuro das sociedades e países europeus gira à volta de uma palavra - recomeçar



«A maior parte dos eleitorados europeus  e muitas das suas elites não têm a vontade necessária para desempenhar um papel estratégico verdadeiramente influentes no mundo. Estes eleitorados e elites até podem falar a linguagem de uma Europa intenacionalista mas não estão preparados para o que é preciso fazer. 
Se juntarmos a isto a falta de flexibilidade das sociedades, governos e instituições europeias perante a adversidade e a evolução da política internacional chegamos ao aniversário de hoje abraçados ao medo. Não é fácil, é verdade, mas podemos e devemos fazer bastante melhor. O futuro das sociedades e países europeus gira à volta de uma palavra - recomeçar.»

Miguel Monjardino, «Entre o Medo e o Futuro», Guerra e Paz in Expresso, 9 de Maio de 2009, Primeiro Caderno, pág 21

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O Medo e o Futuro



«Num país com a nossa história, geografia, desigualdade, ignorância e pobreza, o futuro devia ganhar este jogo político sem a menor dificuldade. Devia mas não ganha. Passa-se o mesmo um pouco por toda a União Europeia. O medo está claramente a ganhar ao futuro.»

Miguel Monjardino, «Entre o Medo e o Futuro», Guerra e Paz in Expresso, 9 de Maio de 2009, Primeiro Caderno, pág 21

domingo, 10 de janeiro de 2016

ExCertos



«As democracias - qualquer que seja a sua forma - resistem melhor às pressões flutuantes que os regimes autoritários. A História não é um processo unidirecional. Desenvolve-se numa multitude de direções ao mesmo tempo. A estabilidade não é um fenómeno estático.»

William J. Burns in Steven Erlanger, «Afinal a História está longe de ter acabado», Courrier Internacional, Janeiro 2016, nº 239, pág.23

sábado, 9 de janeiro de 2016

Educação


O príncipe de Cambridge foi para a escola pela primeira vez e vai aprender de acordo com o método de Montessori, que sublinha a independência, a ordem e a liberdade. Uma estratégia com 100 anos. 
                                       Via http://observador.pt

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A primeira e grande questão económica




«A grande questão que fica por resolver é a qualidade do capital  social, isto é, a emergência de actores-rede que sejam capazes de conciliar “ordem com inteligência e imaginação”(...)»
                                                               
                                                              António Covas in Público

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O problema Indústria



«Nos últimos 10 anos, concluiu-se que a tecnologia muda a sociedade e até a governabilidade, mas pode não ter impacto económico direto. A produtividade é que aumenta a riqueza a médio e longo prazo, e há tecnologia de impacto social que não a cria. Depois de 10 anos de redes sociais, ninguém diz que a nossa civilização está mais rica por causa do Facebook. O problema não é faltar dinheiro ao estado social, mas ter sido pensado para uma sociedade produto da Revolução Industrial.»







Com pouca atividade industrial o emprego torna-se muito mais volátil. O País esgotou-se no projeto de entrar na União Europeia e na moeda única. Não só temos de educar de forma mais elástica, mas também integrarmo-nos em áreas de crescimento potencialmente globais (nos produtos farmacêuticos, atividades culturais, produtos alimentares – incluindo a piscicultura e outras atividades relacionadas com o mar – o nosso grande património).



Se o pastel de nata já é exportado congelado, nós, que temos a mais variada e rica doçaria da europa, temos de avançar ainda mais neste sentido. A miríade de empresas a confecionar produtos associados com desenho artístico ou com um perfil de alta qualidade no setor alimentar também captam a potencialidade de internacionalização, porém, na maioria dos casos, sem capacidade de alterar muito significativamente a sua escala de produção, devido à exigência de qualidade manufatureira ou à escassez de capital para obviar uma grande comercialização e produção.

sábado, 26 de dezembro de 2015

O problema Capital



Os problemas andam sempre emparelhados. Duas forças moldam as perspetivas a médio prazo afetando negativamente a qualidade de vida: A debilidade dos bancos e a elevada dívida dos países.

Todavia, o crescimento potencial das economias mais abertas (e avançadas em termos de sofisticação) já estava diminuindo antes da crise.

Trata-se de elaborar uma mudança de paradigma económico, para um desenvolvimento sustentável pela sofisticação (ciências, mar, industrialização, mobilidade elétrica - com funções capazes de se aplicarem transversalmente a todos os níveis de instrução. a toda a população em desemprego) pelo aumento do potencial produtivo endógeno relativo a cada cidade e pelo aumento da capacidade de comunicação com o exterior.

Enquanto isto não sucede, e as políticas variam sob o mesmo e atual paradigma da abertura e diversificação (que se não exclui do próximo), o envelhecimento (com o consequente esforço solidário) e o débil aumento da produtividade continuam atuando como pesos que dificultam um crescimento sustentado.

Felizmente para Portugal, relativamente à produtividade, há uma margem de crescimento superior à média europeia, enquanto que, como os outros países da zona euro, duplicou o PIB em vinte anos (1995-2015).

ExCertos




«Com a monarquia, ao contrário da república, os projetos de longo curso têm continuidade. Não se começa uma obra, no governo monárquico, na qual se investirá milhões, para deixá-la inacabada; não se constrói uma estrada (...) para depois abandoná-la (…).

Faça uma pesquisa, meu caro leitor, verifique quais são os países mais prósperos do mundo e você se surpreenderá: entre as quinze mais ricas nações do mundo, ao menos dez são monarquistas.»

Jorge L. Oliveira

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Estação



ExCertos


«As forças da mudança tecnológica e da globalização estão a conduzir ao esmagamento da classe média e ao aumento das desigualdades. É uma tendência que está a acontecer em todo o mundo. Para a economia não é uma boa notícia. Mas para a democracia também não


O melhor para viver há 12 anos consecutivos é...monárquico


 Há 12 anos consecutivos que a Noruega é eleita o melhor país para viver, o país cimeia o ranking do Relatório de Desenvolvimento Humano (vulgo qualidade de vida) em 188 nações – para vossa referência Portugal ocupa o 43º lugar. Aqui ficam testemunhos de Vasco Pinhol, um português que se mudou há quatro anos para lá. 

 O pacto social faz com que se entrega ao Estado uma fatia dos ganhos para receber um pacote de cidadania (educação, saúde, segurança, justiça) continua aqui vivo e de boa saúde. Por isso, pagam-se muito menos impostos do que no resto da Europa – se fizermos as contas ao rácio entre dinheiro entregue versus cidadania recebida. Trabalha-se de forma produtiva. Todos os noruegueses falam bem inglês e/ou outra língua estrangeira. Tem uma boa distribuição da população pelo território. Independentemente da distância a que se esteja de Oslo, a capital, o nível de vida e acesso a infraestruturas e serviços não vê grandes alterações, toda a gente tem internet em todo o lado e os meios sociais como Facebook e Instagram são utilizados inclusive como ferramenta de trabalho. 

A paz social, esse valor tão raro e precioso, é praticamente absoluta. Todos têm mais ou menos o mesmo poder de compra, pelo que não se sente qualquer insegurança em deixar as portas, os carros, as vidas, destrancadas. Esta paz social coabita com outro valor que desapareceu das nossas vidas portuguesas: tempo disponível. A partir das quatro da tarde acabou-se o trabalho em praticamente todas as empresas da Noruega. A partir das cinco da tarde todas as lojas fecham. A partir das oito da noite nenhum centro comercial está aberto. Aos domingos está tudo fechado. Como tenho ouvido muitas vezes dizer a paz social e o tempo disponível são os luxos mais caros do planeta no século XXI.
A igualdade de género e de oportunidades, embora ainda longe de perfeita, está décadas e décadas à frente da que se vive no restante mundo civilizado. Tem lacunas e falhas, como todos os países e todas as culturas – mas quando olho para a lista agora publicada pelas Nações Unidas, que a coloca no primeiro lugar mundial em termos de qualidade de vida, a única coisa que me ocorre é: “pois é.”
                                                                      Da Visão

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Imagens de Portugal

S.Miguel - Açores

Eles jovens disseram

Jovens com ideias claras apesar das distrações com o português agora renovado

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Apontamento (Educação)

Bill Varie/Corbis
 «Continually changing scenes can keep a child (or adult) riveted to a television screen for hours. Why are fast-changing images in a video game or music video so intensely pleasurable? In "Perceptual Pleasure and the Brain," Irving Biederman and Edward A. Vessel propose that the human brain has evolved a craving for information that can be satisfied through continual visual stimulation. Information from the eye speeds along pathways in the brain that are rich in opioid receptors—the same pleasure-modulating molecular receptors that are targeted by opiate drugs—ultimately reaching so-called association areas, where memories are elicited. A phenomenon called competitive learning can explain why our craving for information sends us in search of visual novelty and richly interpretable patterns. Using evidence from brain-imaging studies, Biederman and Vessel suggest that boredom sets in when people are presented inputs at a rate slower than their rate of comprehension.»
E ficamos preocupados quando, questionando os estudantes acerca da temática que os preocupa, como resposta não obtemos referências relativamente à sua localidade, à sua própria situação existencial, à sua direta interação, mas a tudo o que vem pelos meios de comunicação de massa.
                                                       P.F.C. Junho 2014

domingo, 13 de dezembro de 2015

Imagens de Portugal num 13 de Dezembro

Apontamento (Das Críticas ao Regime Monárquico)


(s.d.), "nova Inquisição ou o Directório Republicano", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_147781 (2015-12-13)

As atuais críticas ao regime monárquico elaboraram-se sobretudo no século XIX e estão completamente desfasadas.


Mais, tiveram essas críticas um cenário utópico que se materializou em regimes que produziram os maiores morticínios sobre civis, as maiores crueldades e horrores que nunca julgaríamos ser possíveis, sem memória na história.

O ímpeto revolucionário que foi abolindo as monarquias europeias eclodiu com muito sangue, em força indisciplinada, bruta e sanguinolenta, e acabou por impor em consequência as ditaduras mais brutais que quaisquer outras jamais conhecidas.

Apontamento (Do Regime Monárquico)




«No século XVIII e XIX, a legitimidade democrática se substitui à legitimidade monárquica sem a eliminar totalmente, a igualdade dos cidadãos apagou pouco a pouco a distinção dos "Estados" (Nobreza, clero e povo). As ideias (...) soberania do povo, exercício da autoridade conforme a regras, assembleias eleitas e soberanas, supressão de diferenças de estatutos pessoais, foram realizadas em Inglaterra, por vezes mais cedo do que em França, sem que o povo, em sobressalto de Prometeu, sacudisse as suas correntes. A "democratização" foi ali (em Inglaterra) a obra de partidos rivais

Raymond Aron, in O ópio dos intelectuais

sábado, 12 de dezembro de 2015

Imagens de Portugal


Marinha do Tejo

Marinha do Tejo

Marinha do Tejo





Gaspar Pires de Rebelo


sábado, 5 de dezembro de 2015

Mensagem 1º Dezembro 2015 de S.A.R. Dom Duarte, Duque de Bragança desde Díli

Portugueses,

Este 1 de Dezembro de 2015 é especialmente importante para Portugal. Abolido como feriado, ele renasceu com ainda maior força na consciência dos portugueses, faço votos para que em breve seja restabelecido como dia de festa, como nos foi prometido...
Os feriados nacionais são o pulmão das nações que respiram ao ritmo desses grandes eventos anuais que nos fazem pensar em tudo o que nós, Portugueses, construímos em comum.
Neste momento de crise europeia e mundial, neste momento de rasgar de novos rumos políticos no nosso país, venho apelar para afastarmos tudo o que nos separa e nos enfraquece.
Neste momento muito importante da nossa História, apelo a que evitemos as fracturas sociais que possam existir.
Estamos numa Europa que continua a sentir os efeitos da grande recessão económica e continua a braços com problemas sociais. Portugal enfrenta desafios que nos devem mobilizar a todos. O desafio da retoma económica, que permita combater o endividamento do Estado, das famílias e das empresas, bem como o desemprego e a pobreza, é um dos mais importantes.
É um tempo de união em que há que potenciar o que nos une e saber superar o que nos separa.
É um tempo em que todos os Portugueses têm de pôr acima das circunstâncias do presente os superiores interesses da Pátria.
Nesse sentido, faço votos de que o novo Governo desempenhe com sucesso a missão a que se propôs.
Disse recentemente que seria positivo para a Democracia Portuguesa que partidos que estiveram quase sempre na oposição se sintam responsabilizados a encarar os problemas políticos e sociais com realismo, mas sem utopias e sem renunciar aos seus ideais.
Num mundo global em que as comunicações não têm fronteiras, os valores da estabilidade e da competitividade assumem uma importância fundamental no reforço das condições para que Portugal se afirme como uma Nação aberta ao progresso e ao desenvolvimento. É também neste quadro que a Educação e a Cultura desempenham um papel agregador que nos deve envolver a todos. Fernando Pessoa imortalizou a frase “a língua portuguesa é a minha pátria” e Virgílio Ferreira disse um dia “da minha língua vê-se o mar”. A língua portuguesa deverá continuar a ser um factor de união dos Países Lusófonos. Por isso quero sugerir duas iniciativas que nos possam aproximar, fortalecendo essa relação de povos irmãos que querem enfrentar juntos os desafios do futuro.
Tendo em conta que as novas gerações lusófonas já não têm a ligação que existia no tempo dos seus pais e avós, promovidas por uma vivência comum sob a mesma administração e tendo presente que os jovens dos Países da CPLP anseiam e lutam para se prepararem para um futuro melhor, que nem sempre é claro e previsível, sugiro a criação de um programa semelhante ao "Erasmus” europeu. Estou certo que um programa António Vieira para aproximar os jovens oriundos dos Países da CPLP encontrará acolhimento junto das respectivas entidades responsáveis.
Em segundo lugar, tendo presente os Portugueses espalhados pelo Mundo, que cultivam um amor exemplar à Pátria, sugiro a introdução do voto electrónico e do voto electrónico presencial, nomeadamente para os eleitores recenseados no estrangeiro. Essa iniciativa promoveria a participação activa dos cidadãos na vida política e iria diminuir a alta percentagem de pessoas às quais não são proporcionadas condições de voto.
Encontro-me neste momento em Díli a convite do Estado timorense para participar nas comemorações dos 500 anos do começo da convivência entre timorenses e portugueses. Como representante dos Reis de Portugal, que mais tarde estabeleceram acordos de união política com os Reis timorenses, não poderia faltar a um acontecimento de tão grande significado. A minha ligação a Timor começou há muitos anos, mas após a honrosa decisão do Parlamento timorense, que decidiu por unanimidade conceder-me a sua nacionalidade, reforcei a obrigação de dar o meu apoio a esta Nação.
Nesta viagem ao Oriente, convivi também com os habitantes da aldeia portuguesa de Malaca e aos quais a Fundação Dom Manuel II ofereceu um belo sino. Eles mantêm viva a sua fé e cultura e espero que com a ajuda de Portugal consigam ultrapassar as ameaças de deslocalização...
Visitei ainda Pequim e Xangai a convite de instituições chinesas com o objectivo de estudar novas formas de cooperação entre ambas as nações, com pacíficas e proveitosas relações desde há 500 anos. É um caso único na história daquele país.
A Europa vive hoje graves problemas sociais, entre os quais o gravíssimo drama dos refugiados da guerra na Síria e Iraque e a vaga de milhões de pessoas, asiáticos e africanos, que acorrem à Europa para tentar escapar à insegurança e à pobreza, frequentemente correndo graves riscos.
Apelo à União Europeia, às Nações Unidas e às Igrejas que não se poupem a esforços no aprofundamento de soluções para a crise dos refugiados. Mas apelo também a que ajudem as pessoas e comunidades que ficaram a defender as terras onde vivem.
Países de acolhimento como o Líbano, Turquia e Jordânia receberam mais de quatro milhões de sírios com admirável generosidade. O Ocidente tem aqui uma ajuda a prestar, apoiando a criação de actividades produtivas que possam sustentar os refugiados.
Nestes momentos difíceis, Portugal e os portugueses têm dado magníficos exemplos de responsabilidade e de solidariedade social. Voluntários, pessoas anónimas, famílias, instituições, organizações e empresas, têm sido de exemplar generosidade e dedicação aos mais pobres e àqueles que enfrentam o drama do desemprego. São os verdadeiros heróis dos nossos tempos que merecem todo nosso apoio e carinho.
A um ano e meio do centenário das aparições de Santa Maria, Rainha de Portugal, quero lembrar que Fátima representa também os valores da solidariedade que nos devem unir a todos nesta nossa Nação que é também Dela.
Num momento de fortes mudanças e incertezas, sigo convicto que a Instituição Real será o melhor baluarte de defesa da unidade do povo português. Minha mulher Isabel e eu estamos certos de que os nossos filhos Afonso, Francisca e Dinis saberão estar sempre prontos para servir a nossa Pátria, seja quais forem os cargos que venham a desempenhar. Assim Deus os ajude!
    
Díli, 1 de Dezembro de 2015
Via Mendo Castro Henriques em Monárquicos Portugueses Unidos

domingo, 29 de novembro de 2015

All charms fly



(...) Do not all charms fly
At the mere touch of cold philosophy?
Tere was an awful rainbow once in heaven:
We know her woof, her texture; she is given
In the dull catalogue of common things.(...)

John Keats, Lamia

sábado, 28 de novembro de 2015

Um representante histórico é determinante para a estratégia de evolução do País a longo prazo

 
Associo a monarquia a um sistema político onde a liberdade democrática tem espaço para as alternativas políticas, mas também tem maior espaço para o consenso. Um representante histórico é determinante para a estratégia de evolução do País a longo prazo. Com a Instituição Real em sua representação, o País apresentar-se-ia na sua dimensão social e comunitária, como sociedade plural que procura construir as suas expectativas com diferentes racionalidades e, em comunidade, na partilha de referências históricas, culturais, de solidariedade e de destino.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Para o sucesso (já testado) em educação formal



«- Mas há quem diga que não se nota muita diferença entre uma sala de aula hoje e há cem anos.
- É verdade. O meu avô foi professor primário perto de Castelo Branco, até 1910. Se o trouxesse hoje cá, ele era capaz de dar uma aula. Mas um médico dessa época, que entrasse numa sala de operações, não sei se reconheceria o sítio Nem seria capaz de interpretar nenhum dos exames. O salto na Medicina foi brutal. Nos professores nem tanto.»
Marçal Grilo em entrevista a Isabel Nery, in Visão, nº1183, 5/11 a 11/11, pág.12


«Aprender a Fazer [um dos quatro pilares da verticais do edifício educacional] cria o terreno favorável ao nexo entre conhecimentos e aptidões, aprendizagens e competências, saberes inertes e ativos, conhecimento codificado e tácito, aprendizagens generativas e adaptativas. Aprender Fazendo e Fazer Aprendendo encerra uma chave de solução para enfrentara crescente incerteza do mundo e a natureza mutante do trabalho.»

sábado, 14 de novembro de 2015

Terrorismo jiadista na Europa


«O terror não tem religião»

ESPANHA, 2004



AFP PHOTO/METROPOLITAN POLICE/

INGLATERRA, 2005



AFP PHOTO / DANIEL SANNUM LAUTEN

FRANÇA, 2012



REUTERS/Nigel Roddis

INGLATERRA, 2013



AFP PHOTO / NTB SCANPIX

BÉLGICA, 2014



AFP PHOTO/PIERRE VERDY
PARIS, 2014



PARIS, 2015



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

We won’t let the shadow fall between the idea and reality

Narendra Modi
 «Much of India that we dream of still lies ahead of us: housing, power, water and sanitation for all; bank accounts and insurance for every citizen; connected and prosperous villages; and, smart and sustainable cities. These are goals with a definite date, not just a mirage of hope.
And, inspired by Gandhi, the change has begun with us - the way the government works. There is transparency and accountability in governance. There is boldness and speed in decisions.
Federalism is no longer the fault line of centre-state relations, but the definition of a new partnership of Team India. Citizens now have the ease of trust, not the burden of proof and process. Businesses find an environment that is open and easy to work in.
In a nation connected by cell phones, Digital India is transforming the interface between government and people.
So, Mr Speaker, with apologies to poet T.S. Eliot, we won’t let the shadow fall between the idea and reality.
If you visit India, you will experience the wind of change.»
                                                             Narendra Modi 13 Nov 2015